o que é feminismo

O que é feminismo?

Feminismo é o movimento à favor da IGUALDADE social e econômica entre os gêneros 

[Link para download do Dicionário do Feminismo]

Se o feminismo é algo tão positivo, porque tanta gente é contra?

  1. Porque algumas pessoas resistem em aceitar a definição única e real do movimento, que é essa que citei acima, e insistem que feminismo é luta por supremacia feminina sobre os homens – e isto é mentira ponto final.  Se alguém que se auto-proclama feminista diz algo desse tipo, saiba que é essa pessoa que não é feminista. A definição do movimento não muda só porque uma minoria ínfima tem uma visão distorcida dele. Simples!
  2. Porque  tem gente que tem apego às normas tradicionais da nossa cultura, com as quais estão confortáveis, e tem medo de que a mudança. Ou seja o fim do machismo, pode ser desconfortável em certos aspectos, especialmente pra quem se beneficia dele mesmo que sem ter consciência. Se sentir assim de início é normal. Faz parte de qualquer transformação. Mas temos que superar em nome da justiça e da igualdade. É mais fácil do que você imagina.
  3. Porque essas pessoas acham que é natural o homem ter um certo papel na sociedade e a mulher outro, o que é um argumento absurdo. Não se constrói uma sociedade justa baseada na nossa natureza animal. Nós não vivemos nas cavernas, não assassinamos nossos rivais amorosos, não morremos com 25 anos de idade, não vivemos mais assim há milênios porque não precisamos. Temos à mão uma infinidade de recursos que permitem uma vida civilizada. Igualdade entre os gêneros cabe perfeitamente na nossa realidade atual e é o mais justo a se fazer.
  4. Por alguma possível questão religiosa pessoal, o que jamais deveria ser levado em consideração. Religião é pessoal, 100%. O que você crê é um direito seu mas só pode e deve ser aplicado no seu próprio comportamento, nunca nos outros. Independente do quanto você acredita em algo. Isto é uma premissa básica pra viver em sociedade, e a quem discorde, indico que vá viver em uma caverna.
o que querem as feministas

Se não for por alguma das razões acima, a pessoa só pode ser ruim mesmo. E olha, hoje em dia temos muita informação, muita mesmo. Ao alcance de qualquer um. Então nem esses argumentos aí de cima valem mais, viu? Ser feminista, ou ser aliado do feminismo é igual se a favor da paz. Um princípio básico de decência.

Maya Angelou, Ícone feminista (4/4/1928 – 28/5/2014)

[Link para download do Dicionário do Feminismo]

Gosto muito deste vídeo bem humorado que questiona essa mania que algumas pessoas tem de não querer se identificar como feminista:

“Se buscar a palavra ‘feminista’ no dicionário, significa alguém que acredita na igualdade de direitos entre homens e mulheres. 

Eu acredito que todo mundo aqui acredita que homens e mulheres devem ter direitos iguais.

Então se você acredita nisso, se você acredita que homens e mulheres devem ter direitos iguais, se alguém perguntar se você é um feminista, você precisa dizer que sim. Porque é assim que as palavras funcionam.

Tipo, você não pode dizer: sim, eu sou um médico especializado em doenças da pele. Então você é um dermatologista? Ah, não, essa palavra é muito agressiva.”

O que é feminismo? por Aziz Ansari


Beijos,

Lu

Quero muito saber o que vocês achou! Deixa um comentário aqui embaixo ;)

5 comentários sobre “O que é feminismo?

Se preferir, comente por aqui: