movie american crime ellen page

Um Crime Americano – Dica de filme

Uma história horrenda é a melhor maneira que eu encontro de resumir Um Crime Americano (An American Crime, 2007). Agora, imaginar que tudo aquilo aconteceu de verdade, é ainda mais desesperador. E a coisa piora: pelo que eu li, o filme pegou leve. Segundo os depoimentos registrados no julgamento do caso, a tortura foi bem mais grotesca do que o filme mostra.

Dito isso, ontem fui cumprir meu ritual diário de ver um filminho antes de dormir e escolhi esse. Sou fã de ficção policial e me interesso por histórias macabras  e relacionadas a crimes. Não gosto de violência nem um pouco, mas é um tópico que me interessa e todo mundo que me conhece sabe desse meu super vício. Choro em quase todos os casos que eu leio/assisto e neste acho que eu bati um recorde.

An-American-Crime-Screencaps-movies-1657239-1024-576

Também me pegou o elenco, que era ótimo: Ellen Page, Catherine Keener (me apaixonei por ela em Into The Wild, que também vi estes dias), Evan Peters e – meu ponto fraco – James Franco. Uma combinação que me agrada! E eles estavam todos ótimos nos seus papéis, ao meu ver.

an american crime movie

A história monstruosa se passa em 1965 quando duas irmãs passam a viver com uma mãe solteira e seus 6 filhos enquanto os pais delas viajam com o circo.

Dali em diante elas começam a sofrer abusos até que uma delas, a Sylvia Likens se torna uma prisioneira no porão da casa e sofre as piores torturas que se pode imaginar.

Lembrei daquele filme francês Mártires (Martyrs, 2008), vocês assistiram? Sensacional, um dos meus preferidos. É só pra quem tem muito estômago, é sem dúvidas o filme mais forte que já assisti. Não duvido que os autores tenham se inspirado de alguma maneira na história da pequena Sylvia. :(

Esta é Sylvia Likens

Esta é Sylvia Likens

Eu gostei mais ou menos do filme em si. Apesar da atuação de todo o elenco ser brilhante, achei exageradamente didático e eu tiraria a narração e as cenas “fantasiosas”. Mas não tem problema. Vale a experiência pra se conhecer a história, saber um pouco o que se passou ali, e o que aquele monstro abominável chamado Gertrude Baniszewski foi capaz de fazer. Por isso quis fazer o post recomendando.

an-american-crime

Pelo que pesquisei na internet depois (horas e horas a fio) a monstruosidade cometida contra Sylvia teve um impacto enorme na maneira como os Estados Unidos encaravam a violência e o abandono infantil. Não preciso nem dizer que lá e no resto do mundo ainda acontecem muitas barbaridades, mas com certeza houve uma evolução drástica de lá pra cá. Ainda bem.

Trailer do filme:

beijos e até a próxima!

Quero muito saber o que vocês achou! Deixa um comentário aqui embaixo ;)

Um comentário sobre “Um Crime Americano – Dica de filme

Se preferir, comente por aqui: