atacama chile Viagem deserto do Atacama desert south america

Deserto do Atacama – Minhas dicas de viagem

Atacamas desert trip 66

Oi pessoal!

Eu e minha queria amiga Celina passamos 5 dias em São Pedro do Atacama, no Chile e resolvi fazer um post pra contar sobre a experiência e deixar algumas dicas pra quem for fazer essa viagem :)

Tínhamos ouvido falar maravilhas do Deserto do Atacama, e muitos amigos deram dicas bem úteis. Fiquei sabendo que se tratava do deserto mais árido do mundo e que nesse tipo de ambiente o clima oscila absurdamente em um mesmo dia. Mas que valeria muito a pena porque são paisagens deslumbrantes, um lugar super inspirador. Pura verdade.

Atacamas desert trip 90

Por do sol na Laguna Tebinquinche – meu lugar preferido (no mundo)

Fomos durante o inverno, de 4 a  9 de agosto (que foi de domingo a quinta) . A gente decidiu viajar no susto, 4 dias antes, então rolou pouca preparação. Por um lado isso é ótimo, por outro um desastre.

01PostDivider

A cidade

Voamos até a cidade de Calama e de lá precisamos pegar uma van pra São Pedro. Você já fecha a ida e volta com a empresa, e custou uns R$100 pra cada uma. Não achamos nenhuma outra opção pra fazer o trajeto, e nem sei se tem. Mas claramente era um serviço organizado e sério. Levou uma hora mais ou menos pra chegarmos no destino.

São Pedro é um povoado minúsculo que só tem hostels, agências de turismo, restaurantes e lojas de souvenir, basicamente. Um lugar turístico super fofinho com casinhas antigas, bem legal mesmo. Fiquei apaixonada por São Pedro.

Atacamas desert trip 7

A cidade é infestada de cachorros enormes (e dóceis) nas ruas, daí o apelido San Perro de Atacama – que a gente amou.

01PostDivider

Acomodações

Ficamos no Hostel Campo Base, bem na meiúca da cidade. Escolhemos ele porque estávamos apavoradas com o frio da noite, e pelo preço (alto) parecia ser um lugar bem legal e que garantia o conforto. É um hostel tipo pousada, bem familiar, super limpo e bem conservado. Tem uma área de quintal muito agradável, apesar de pequena. Os quartos são lindos, arrumados, tem um ótimo aquecedor e cobertas próprias pra lugar muito frio.

Atacamas desert trip 54

O wi-fi pegava muito mal no quarto, tínhamos que ir pra porta as vezes pra enviar uma foto, por exemplo.

Se for ficar lá, vai sabendo que é um ambiente bem familiar e é cada um na sua. Não tem o clima de oba-oba de outros hostels. Achei um pouco mais sério do que eu gostaria, mas valeu a pena garantir a noite quentinha.

01PostDivider

Restaurantes e bares

Na noite da chegada comemos em um restaurante bem gostoso (não lembro o nome), tinha wi-fi e eu experimentei um prato típico chamado camarones al pil pil. É uma sopa bem apimentada e rala com camarões. Adorei, mas é polêmico. Ponto alto: toda vez que a gente andava na rua Caracoles nosso wi-fi conectava na rede do restaurante.

Atacamas desert trip 4

No segundo ou terceiro dia jantamos no Adobe que é lindo, espaçoso e bem agradável. Não comi nada porque tinha lanchado antes, mas a Celina gostou da comida. Ao comprar uma garrafa de vinho você ganhava outra pra levar (?) e os preços eram em média uns R$45 a garrafa (que virava 2 garrafas…). Ponto alto: nosso papo naquela noite foi incrível!

O bar mais famoso da cidade é o Chela Cabur, que fica bem no meio de tudo. É bar mesmo, com variedade de cervejas e drinks. O dono é o Luiz, um cara super simpático que ama o Brasil e é louco por futebol. O ambiente é bem de pub, sem bagunça mas divertido. Queria ter curtido mais o lugar, a gente ficou bem pouco lá. Detalhe: a maioria dos lugares de São Pedro você não pode “só beber”. Tem que comer também. Lá no Chela pode.

Passamos parte da manhã do terceiro dia (e também almoçamos) no Emiliana, um restaurante enorme com área aberta super bem decorada e agradável. Tava um tempo bem gostoso então aproveitamos muito a área externa. Recomendo bastante o lugar, que não fica na rua principal, então achamos bem por acidente. Tomei uma sopa de beterraba bem gostosa e 2 mojitos. Ponto alto: Os passarinhos interagindo com a gente na mesa.

Atacamas desert trip 56

01PostDivider

Passeios

Nossos passeios foram feitos com a agência Layana (exceto o astronômico) e ficamos satisfeitas com o serviço. Bons guias, tudo bem organizado e gostoso. A instrução básica pra turistas no Atacama é fechar algum pacote com agência, mas no nosso caso pagamos os passeios avulsos pra se encaixar que queríamos. O nosso hostel ofereceu desconto em todos eles, já que tinha parceria com a agência.

Saindo do hostel pela manhã, cheias de roupa de frio

Saindo do hostel pela manhã, cheias de roupa de frio

Não ficamos muito apavoradas pra preencher o tempo todo com passeios porque também estávamos no clima de relaxar, curtir a cidade e passear sem pressão. E alguns eram mais caros, então acabamos não fazendo. Fica pra próxima!

"La Plaza"

“La Plaza”

Vou descrever os passeios que fizemos em ordem, pra ficar mais fácil.

Pukará de Quitor

Foi o nosso primeiro, pra começar suave. Este é um passeio gratuito que você pode ir de bike ou a pé. Fomos a pé e nos arrependemos. O caminho é interessante, mas bem repetitivo e longo (descobri na Wikipedia agora que são 3km). A moça podia ter insistido mais com a gente que ir de bike vale bem mais a pena.

Atacamas desert trip 16

Mas não foi problema algum, fomos tranquilonas. Saímos mega agasalhadas e rapidamente vimos que fim da manhã e começo da tarde é MUITO QUENTE lá. Principalmente no sol. Então agradecemos por estar vestidas em camadas!

Pausa no meio do caminho

Pausa no meio do caminho

O lugar consiste nas ruínas de uma fortaleza criada pelo povo atacamenho e tem bastante história por trás. A vista lá de cima é bem bonita!

Valle de la Luna e Salar del Carmen

Sob o calor escaldante da tarde no deserto chegou a hora do nosso primeiro passeio guiado. As paisagens no valle e no salar são impressionantes. Também foi a primeira vez que avistamos os vulcões. Muita emoção!

Atacamas desert trip 220

Não é a toa que chamam o local de vale da lua. O solo parece mesmo ser algo fora deste planeta.

Um ponto bem tradicional neste passeio são as Três Marias, esculturas naturais que “se assemelham” ao corpo de três mulheres. Infelizmente a da esquerda caiu, derrubada por um turista sem noção.

Atacamas desert trip 215

Laguna Cejar e Laguna Piedra

Atacamas desert trip 63

Só de lembrar desse lugar fico feliz. É um oásis no meio do deserto, tão bonito, tão vasto e estranho que parece que você tá sonhando. Eu me apaixonei tanto pelo Atacama que vocês nem imaginam. A lagoa Cejar é o ponto turístico mais simbólico…

Atacamas desert trip 96

A famosa laguna Cejar

…mas a Piedra é onde podemos nadar e, devido à quantidade de sal na água, o corpo flutua. Igual no Mar Mediterrâneo.

01PostDivider

Ojos del Salar

Os olhos são duas lagoas bem arredondadas, pertinho uma da outra. A paisagem em volta é fantástica!

Atacamas desert trip 67

Além da beleza, as lagoas são propícias pra banho! Massss quando estávamos lá, elas estavam interditadas porque um grupo de turistas parou em frente e não puxou o freio de mão do carro… e ele foi parar lá dentro. Segundo o nosso guia era um grupo de turistas brasileiros.

Atacamas desert trip 65

Ojos del Salar

Ojos del Salar

Ojos del Salar

Laguna Tebinquinche

Este foi o meu lugar preferido. A paisagem me tocou muito. Fomos assistir o por do sol, depois de passar pelas outras lagunas.

Atacamas desert trip 76

O entardecer lá é completamente diferente. O solo tem uma textura muito única que te faz sentir em outro planeta e coisas malucas acontecem no céu enquanto o sol se põe. Não dá pra traduzir em fotos, mas tiramos mesmo assim.

Os passeios ofereciam um lanche (exceto o primeiro, do Valle de la Luna) na última parada. Super gostoso, comidinha boa, com bastante variedade. Neste das lagunas tinha até Pisco Sour, aquela bebida bem típica da América do Sul. Muito bacana!

Atacamas desert trip 85

Lagunas Altiplánicas

Este passeio é inacreditável. São vistas dignas de fundo de tela do Windows. Lagoas totalmente espelhadas, montanhas cobertas de neve, vegetação inusitada e muuuuito frio. Começa cedinho e se estende ao longo da manhã, pegando parte da tarde.

Atacamas desert trip 111

Saindo da região das lagoas passamos por um povoado que se chama Toconao.

Tour astronômico

No mesmo dia à noite conhecemos o observatório do famoso Tour Astronômico da agência Space. Incrível! Optamos pelo tour em inglês e o astrônomo que nos guiou era sensacional. Muito divertido e didático. Observamos primeiro os astros a olho nu e depois percorremos o lugar explorando o universo através dos muitos telescópios espalhados por ali.

Foto via [fonte]

Foto via [fonte]

O tour ainda inclui um bate-papo na parte interna do observatório onde o astrônomo responde as perguntas dos turistas. Eu perguntei se ele já viu ETs ou algo suspeito e ele disse que não, PERO QUE LAS HAY, LAS HAY. rs

Geisers

Todo mundo acaba deixando o passei dos Geisers para o último dia. É cansativo, tem que madrugar (as vans saem as 4h da manhã) e recomenda-se que o corpo esteja preparado pra altitude. Nada de álcool e carne vermelha no dia anterior.

Atacamas desert trip 161

Mas gente, a questão maior pra mim foi o frio. Eu descobri que a previsão era de -15 graus para aquele dia, e até tentei cancelar o passeio. Mas o pessoal do hostel deixou eu levar o edredon deles e assim acabei encarando o desafio.

Atacamas desert trip 178

Os geisers do Atacama ficam no Campo Geotérmico de Tatio. São jatos de água vulcânica fervendo que criam um espetáculo visual que parece até artificial de tão bonito.

Foto via [fonte]

Foto via [fonte]

Logo que o pânico do frio passa e o sol começa a nascer, passeamos pelo campo e chegamos em um laguinho de águas termais onde muitos turistas nadam na piscina natural. Não encaramos! Mas acho que valia a pena o sacrifício e me arrependo um pouco de não ter entrado.

E a última parada da viagem foi o povoado de Machuca. Bem pequeno e cinematográfico, onde alguns viajantes experimentam o churrasquinho de lhama.

01PostDivider

Dicas:

  • No Chile é proibido consumir bebidas alcoólicas na rua e em áreas públicas e eles levam isso bem a sério.

  • Sempre andar com a garrafinha de água e se vestir “em camadas”, pra ir se adaptando às temperaturas.

  • Levar MUITO creme hidratante para o corpo.

minha super companheira de viagem :)

minha super companheira de viagem :)

01PostDivider

Espero que este post gigante seja útil pra alguém :P
bjo.

 

Quero muito saber o que vocês achou! Deixa um comentário aqui embaixo ;)

Um comentário sobre “Deserto do Atacama – Minhas dicas de viagem

Se preferir, comente por aqui: